quarta-feira, 1 de abril de 2009

Resenha do filme A Fúria dos Titãs


Faculdade Castro Alves
Psicologia 1º semestre Matutino
Fundamentos Epistemológicos de Psicologia
Profª - Rita Rapold
Alunas - Rebeca ; Janderson; Alexandre; Salete; Jorge; Elane; Ana Paula

Resenha do filme A Fúria dos Titãs

Retratando o contraste entre as fragilidades dos homens e as forças da natureza e como o povo aceitava que suas vidas dependiam da vontade dos Deuses, convivendo numa atitude acomodada e contemplativa, Fúria dos Titãs conta a história de Perseu, um filho de Zeus no mundo dos mortais, que ao nascer foi jogado ao mar juntamente com sua mãe, por ordens de seu avô, punindo-a por ter “desonrado” sua família.
Revoltado com essa postura, Zeus pede para Poseidon levá-los a uma ilha segura, onde ele cresce em segurança com sua mãe, isso até Tétis (Deusa da beleza), numa atitude de vingança, (por ter o seu filho, Calibus, punido com deformidades no corpo e aprisionado num pântano enquanto o filho de Zeus belo e forte em uma ilha) levá-lo para outro local, Jopa.
Nesse local, Perseu recebe presente dos Deuses, a pedido de Zeus, para que ele consiga enfrentar todos os perigos e inimigos que pudessem aparecer. Com um dos presentes (capacete que o deixa invisível) ele conhece Andrômeda e percebe que toda noite seu espírito é levado em uma “gaiola” por uma grande ave. Ele se apaixona por ela e na tentativa de salva-la, ela que estava designada ao sacrifício por ter sido considerada por sua mãe mais bela do que a própria Deusa da beleza isso deixou Tétis muito contrariada e exigiu o sacrifício dela pela não destruição de Argos.
Para que a morte de sua amada não se concretizasse, Perseu saiu em busca de uma solução e descobriu que com a cabeça de Medusa (um titã que fazia qualquer ser vivo virar pedra caso olhasse para ela) lhe daria a oportunidade de enfrentar o titã da água, Kraken, ao qual sua amada estava destinada. Para conseguir a cabeça de Medusa, Perseu passa por vários perigos e luta com vários animais que eram criados na mitologia, mais ele vencera, pois, além da determinação, ousadia e coragem ele foi ajudado pelos Deuses a pedido de seu pai, que orgulhoso e envaidecido pelas atitudes heróicas de seu filho, ordena para que nenhum dos outros Deuses faça qualquer coisa contra a vida de Perseu, sua amada e seu povo. Eles são eternizados tendo suas imagens na constelação.
Pode-se constatar no filme “Fúria de Titãs” um elo entre o período cosmológico no qual estamos abordando, onde o filme relata com ênfase a Mitologia Grega, a forte influencia dos deuses, a crença em elementos tendo uma complexidade entre o mundo fictício e uma naturalidade entre o homem e os elementos tais como animais, água, fogo, enfim a relação com o sobrenatural.

Ficha Técnica:
Título no Brasil: Fúria de Titãs
Título Original: Clash of the Titans País de Origem: EUA Gênero: Aventura Classificação etária: 14 anos Tempo de Duração: 118 minutos Ano de Lançamento: 1981 Site Oficial: Estúdio/Distrib.: Warner Home Vídeo Direção: Desmond Davis

3 comentários:

  1. A fúria de titãs é um filme muito bom pois relata o quanto os deuses influenciava em relação á sociedade. Manu

    ResponderExcluir
  2. Estamos renovando informações periódicamente para sua satisfação ,obrigado

    ResponderExcluir
  3. Oi sou do 1° semestre de 2010, do mesmo curso e da mesma faculdade. Vire e mexe me vejo lendo seus trabalhos..Muito legal!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário