quarta-feira, 11 de março de 2009

Comentário crítico sobre o filme “O terminal”


O processo de comunicação se dá quando há interação entre as pessoas, por meio de recursos encontrados em si mesmo e os que estão ao seu redor, sendo utilizado diante de situações e circunstâncias que sucedem no cotidiano. É necessário ressaltar que para a sobrevivência, o desenvolvimento das aptidões, o adquirir conhecimento, experiências, princípios éticos e morais, e ainda de uma inserção em um contexto social, a comunicação torna-se indispensável e determinante ao homem como um todo.
Em análise do filme “O terminal”, constata-se que a comunicação está ligada em todos os momentos. Ressaltando que não consideramos somente comunicação quando há diálogo, e sim com legendas, avisos, gestos e comportamentos. A comunicação também está nas relações interpessoais e particulares destacando assim, a essência de comunicar-se, sendo a mesma de forma precisa, que otimiza vivência e soluciona questões significativas.
A realidade transcorrida pelo filme visa que a comunicação e os meios são inúmeros, basta termos percepção, sensibilidade e habilidade para desencadear e usufruir dos benefícios e até mesmo por uma questão de sobrevivência.
Percebemos então que o personagem principal, chega ao terminal, que é um local para ele desconhecido, com linguagem diferente, atitudes, comportamento e personalidade.
Assim como as visualizações que as placas dão, as informações sendo elas corretas ou não. A partir disso, é que ele acaba descobrindo um mundo desconhecido, onde fará o possível e o impossível no seu processo de adaptação. Descobre como as moedas são diferentes e encontra uma forma de ganhá-las para se manter. Para comunicar-se existem várias maneiras, e foi através da audição que ele ouviu o som do hino de seu país, e por isso chama a sua atenção, ele observa que esse som vem de uma TV e acaba percebendo que seu país está em guerra mesmo sem entender as legendas. Percebe também que as cores têm um significado, sendo uma forma de comunicação, diante de cores em determinado lugar ou objeto, diz o que é, o que se deve fazer ou o que não deve ser feito, como por exemplo, os carimbos que liberam o visto ou não, a faixa amarela no chão que determina espaço e organização.
Em determinada cena onde acontece uma situação em que ele “comanda”, quando o outro estrangeiro aparece com problema para se comunicar e ele que entende o que o estrangeiro fala, tendo o domínio daquele código, devido não só ao fato de saber a língua do estrangeiro, mas do resultado da busca pelo entendimento da língua local, por meio das comparações de livros e muito esforço, levando a interagir, contornar toda a situação e conseguir se socializar com mais eficácia naquele ambiente.
Esse meio de comunicar-se o leva no decorrer do tempo, superar as dificuldades e ajuda na convivência do âmbito no qual está inserido. Contudo, a comunicação por mais que seja diversificado o importante para adaptação e entendimento é ter atenção as ações, interpretações, vivência de pessoas pelo seu comportamento, socialização, e atitudes. Por isso, existem diversas formas de comunicar-se, e através deste meio entrar mundo de diferenças e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário